Seguir

Oi gente! Tem um bug importante que foi descoberto com relação a toots só pra seguidores e esse é um pequeno resumo da situação:

* Um toot só para seguidores atualmente pode ser visto por alguém que não te segue mais
* O problema já tem uma correção que está esperando pra ser validada, aqui: github.com/tootsuite/mastodon/
* Uma vez que uma nova versão com o fix saia, o fix só vai realmente ser útil quando as outras instâncias atualizarem seu código, porque o bug afeta as instâncias que recebem o pedido de unfollow/block.
* Uma vez que o fix seja aplicado, ainda tem um problema com relação ao passado:
Quando você faz com que alguém pare de te seguir, a partir da sua lista de seguidores, nas configurações, uma mensagem é enviada ao servidor de origem, digamos servidor X (comunicando ao servidor o unfollow). Essa é a mensagem que não estava sendo interpretada corretamente. Isso faz com que o servidor X continue achando que a pessoa está te seguindo normalmente. Isso faz com que se ainda tiver alguém te seguindo (de verdade) no servidor X, o seu toot vai ser enviado ao servidor X, mas o servidor X vai distribuir também pra pessoa que não deveria mais estar te seguindo.

Quando o fix for aplicado, essas mensagens vão ser interpretadas corretamente de novo, mas a princípio as pessoas que estão nesse estado incorreto continuarão assim.

Se eu tiver mais notícias posto por aqui. Um agradecimento a Claire e @Courgette pela explicação em francês, que eu traduzi (original aqui: mastodon.opportunis.me/@Courge)

Entre para participar dessa conversa
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.