Vou formatar o PC e instalar o arch Linux!!!! Deus me abençoe

@cortexidan Se precisar de ajuda, me chama.
(se bem que o manual do Arch e a própria wiki dele dão conta disso tudo)

@danielemereb estou com dúvida no particionamento. Só uso um HD, será que vale a pena criar uma partição só pra tudo ou faço o esquema "típico" pro /, /home e swap?

Seguir

@cortexidan @danielemereb eu separo por razões históricas, mas num sei se tem muita vantagem não xD

@renatolond @danielemereb acabei separando mesmo kkkkk

Na vdd eu já usei arch em um passado remoto (2012/13) e na época eu já usava ele com partições separadas, mas tbm nunca vi vantagens para tal

@cortexidan @renatolond A razão das distros amigáveis montarem separado é para tu poderes salvar a partição com dados pessoais caso ocorra um pane geral no HD ou no sistema (algoritmos de recuperação e backup).

Quanto mais restrito e isolado, menos tempo leva pra varrer e maior chance de recuperar os dados.

@cortexidan @renatolond Só que não é prático e nem faz diferença quando é só um usuário e ele tem experiência e necessidade de controlar e moldar o sistema, por exemplo: Eu uso LVM + LUKS em um SSD pequeno, a prática de /home separada só complicaria a minha vida.

Mas /home separada vale a pena num computador com + de 1 usuário e uma partição gigantesca reservada para estes, porque dados do sistema não são relevantes e só atrapalharia tudo incluí-los na conta do algoritmo de recuperação.

@cortexidan @renatolond (acho que consegui explicar direitinho quando essa prática é vantagem e quando não é, se ficou confusa me avisem)

@danielemereb @cortexidan ah sim, na teoria eu sei, mas na prática nunca vi muita vantagem, e aí depois de uns anos inevitavelmente começa a ficar pequena a partição também, mas enfim xD

Entre para participar dessa conversa
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.