Curiosidade sobre o criador do prêmio Nobel 

Alfred Nobel foi o inventor da dinamite, tinha uma empresa de explosivos e enriqueceu bastante com isso. A nitroglicerina tinha sido criada por outro estudioso mas era extremamente instável e qualquer choque levava a uma violenta explosão.
Foi Nobel que, depois de muitos estudos, descobriu que uma mistura de nitroglicerina com diatomita (areia formada por restos de pequenos animais marinhos) tornava-a mais controlável.
+

Curiosidade sobre o criador do prêmio Nobel 

Nobel era pacifista e acreditava que a invenção de uma arma tão terrível poderia dissuadir as pessoas a não cometerem guerras, o que óbvio não se concretizou depois com as várias guerras que temos desde então nais quais os explosivos assumem um papel importante.
Ele sofria de dores intensas no coração (angina pectoris) e diversos outros problemas de saúde e antes de morrer, ironicamente, passou por um tratamento com nitroglicerina.

Curiosidade sobre o criador do prêmio Nobel 

Em uma carta, ele descreve a ironia:
"‘My heart trouble will keep me here in Paris for another few days at least, until my doctors are in complete agreement about my immediate treatment. Isn’t it the irony of fate that I have been prescribed N/G 1, to be taken internally! They call it Trinitrin, so as not to scare the chemist and the public.’"

A sua invenção que podia causar imensa destruição também poderia aliviar a dor da angina.

Curiosidade sobre o criador do prêmio Nobel 

Nobel morreu e deixou sua fortuna para a concessão de prêmios anuais por trabalhos nas áreas da química, física, medicina, literatura e da paz.
Ele não foi o "criador" do Prêmio Nobel mas em homenagem a ele, o Banco da Suécia instituiu um prêmio na área da economia que foi chamado de Prêmio Nobel. Com o passar do tempos, as premiações foram considerando outras áreas do conhecimento.

Seguir

Curiosidade sobre o criador do prêmio Nobel 

Acho interessante que qualidade "humanas" dos cientistas sejam destacadas para romper com essa ideia de "endeusamento da ciência" e trazê-los mais para "nosso lado". Assim, muitas pessoas podem se identificar com a carreira cientifica sem medo.
Alfred Nobel foi uma criança enfermiça, sofria de indigestão e dor de cabeça, não esperava chegar a idade adulta e teve muitos episódios frequentes de depressão extrema. Solitário, tímido mas muito caridoso.

Entre para participar dessa conversa
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.