Toot fixado

🌵 🏖️ ☀️ Hoje é dia de caba arretado, gente. Dia do Nordestino, dia de guerreiro! Se tu quiser saber de algumas coisas da cultura nordestina (que claro, é mt diversa) segue nessa gaia que ao longo do dia vou tootando.
E se tu também que comentar algo, não se intimide, se avexe logo! 🏖️ 🌵 ☀️

Todo mundo parado, ngm se mexe que eu não tô achando meus óculos D: 

Ah, pera, tá no meu rosto :)

Meu irmão ouvindo bagunça lá fora:
”Isso na rua é uma briga ou um culto?”

Google lendo meu e-mail e dizendo que não anexei nada mesmo afirmando no corpo da mensagem.
Que falta de privacidade!
Mas obrigado 😔

Matéria: "Criando pendrive do Windows 11 para computadores antigos"

Quê? :blobeyes:

Pouquíssimo se sabe sobre a prática da Umbanda e do Candomblé pelas comunidades ciganas no Brasil. A maioria absoluta dos estudos que se fez e se faz sobre esta manifestação religiosa dão conta do sincretismo da cultura africana com a religiosidade católica e das raízes africanas.
youtu.be/yFob3YRJxiU

Como pensar na soberania alimentar e nutricional sem pleno acesso à água? Na manutenção da medicina tradicional? Na dessedentação humana e animal? Na higienização, seja por rito natural ou orientação para evitar o contágio pelo novo coronavírus? Neste filme, falamos de como elementos da conjuntura nacional operam e impactam a vida cotidiana dos povos originários.
youtu.be/OwAqXrEpP2U

Para os interessados em computação, a UFCG tá com seleção aberta para mestrado e doutorado em Ciências da Computação. 54 vagas.
E é só análise de currículo 👀

Além do xaxado, frevo, capoeira, maracatu, bumba-meu-boi, reisado, congo e baião são danças típicas do Nordeste.
O frevo, inclusive, é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Mostrar conversa

Dança

As competições de quadrilha no Nordeste são bastante populares e reúnem muita gente. Existem disputas entre escolas, grupos de dança, municípios e estados nos meses juninos.
Nesse vídeo, que gosto muito, o grupo de quadrilha Verde e Amarelo, do Piauí, faz uma mistura de xaxado e forró na sua apresentação.
O xaxado tem origem no cangaço e, inicialmente, só era dançada por homens com suas armas (já que era raro a presença de mulheres nos grupos.
+

Mostrar conversa

Clima e paisagem

Embora reconhecido pelas suas belas praias, o Nordeste também apresenta uma diversidade de paisagens deslumbrantes, resultado de sua grande extensão territorial.
A grande extensão também explica a presença de quatro climas diferentes:
Tropical Úmido ou Tropical Litorâneo;
Tropical Semiárido;
Tropical;
e Equatorial úmido.
Leia a descrição para saber o nome dos locais.

Mostrar conversa

Origem do Dia do Nordestino

O Dia do Nordestino pra quem não sabe tem origem na cidade de São Paulo. Foi oficializado com a lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, na cidade, região com a maior concentração de nordestino em todo o país (com exceção do próprio Nordeste, obviamente).
A data é em homenagem ao nascimento de Patativa do Assaré, poeta, compositor e cantor cearense que faleceu em 2002, aos 93 anos.

Mostrar conversa

🌵 🏖️ ☀️ Hoje é dia de caba arretado, gente. Dia do Nordestino, dia de guerreiro! Se tu quiser saber de algumas coisas da cultura nordestina (que claro, é mt diversa) segue nessa gaia que ao longo do dia vou tootando.
E se tu também que comentar algo, não se intimide, se avexe logo! 🏖️ 🌵 ☀️

Sobre Mendeleyev, "criador" da Tabela Periódica, mas na verdade é sobre a mãe dele, Maria Dmitrievna 

Vocês sabiam que a mãe de Mendeleyev percorreu 2200 km à cavalo pra levar o filho pra faculdade? Indo de Moscou a São Petersburgo, passando pela paisagem gelada da Sibéria e os Montes Urais?
chemaust.raci.org.au/article/j

Curiosidade sobre o criador do prêmio Nobel 

Acho interessante que qualidade "humanas" dos cientistas sejam destacadas para romper com essa ideia de "endeusamento da ciência" e trazê-los mais para "nosso lado". Assim, muitas pessoas podem se identificar com a carreira cientifica sem medo.
Alfred Nobel foi uma criança enfermiça, sofria de indigestão e dor de cabeça, não esperava chegar a idade adulta e teve muitos episódios frequentes de depressão extrema. Solitário, tímido mas muito caridoso.

Mostrar conversa

Curiosidade sobre o criador do prêmio Nobel 

Nobel morreu e deixou sua fortuna para a concessão de prêmios anuais por trabalhos nas áreas da química, física, medicina, literatura e da paz.
Ele não foi o "criador" do Prêmio Nobel mas em homenagem a ele, o Banco da Suécia instituiu um prêmio na área da economia que foi chamado de Prêmio Nobel. Com o passar do tempos, as premiações foram considerando outras áreas do conhecimento.

Mostrar conversa

Curiosidade sobre o criador do prêmio Nobel 

Em uma carta, ele descreve a ironia:
"‘My heart trouble will keep me here in Paris for another few days at least, until my doctors are in complete agreement about my immediate treatment. Isn’t it the irony of fate that I have been prescribed N/G 1, to be taken internally! They call it Trinitrin, so as not to scare the chemist and the public.’"

A sua invenção que podia causar imensa destruição também poderia aliviar a dor da angina.

Mostrar conversa

Curiosidade sobre o criador do prêmio Nobel 

Nobel era pacifista e acreditava que a invenção de uma arma tão terrível poderia dissuadir as pessoas a não cometerem guerras, o que óbvio não se concretizou depois com as várias guerras que temos desde então nais quais os explosivos assumem um papel importante.
Ele sofria de dores intensas no coração (angina pectoris) e diversos outros problemas de saúde e antes de morrer, ironicamente, passou por um tratamento com nitroglicerina.

Mostrar conversa

Curiosidade sobre o criador do prêmio Nobel 

Alfred Nobel foi o inventor da dinamite, tinha uma empresa de explosivos e enriqueceu bastante com isso. A nitroglicerina tinha sido criada por outro estudioso mas era extremamente instável e qualquer choque levava a uma violenta explosão.
Foi Nobel que, depois de muitos estudos, descobriu que uma mistura de nitroglicerina com diatomita (areia formada por restos de pequenos animais marinhos) tornava-a mais controlável.
+

Mostrar mais antigos
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.