O Google removeu quase 600 apps da Play Store por fraudes em anúncios — alguns exibiam anúncios em tela cheia mesmo quando não estavam sendo usados. Todos os 45 da Cheetah Mobile, incluindo o popular Clean Master (+1 bilhão de downloads), estão entre os banidos.

🔗 buzzfeednews.com/article/craig

O presidente Jair Bolsonaro confirmou que em março, na visita que fará aos EUA, se reunirá com representantes da Tesla, "empresa de energias renováveis" (sic) segundo seu filho Eduardo, para negociar a abertura de uma fábrica dela no Brasil.

🔗 www1.folha.uol.com.br/mercado/

A Microsoft vai mudar os ícones de aplicativos padrões do Windows 10, incluindo os de apps clássicos como Calculadora e Bloco de notas. Os primeiros já estão aparecendo nas versões de teste do sistema. O que você achou?

🔗 medium.com/microsoft-design/ic

Fontes da Bloomberg disseram que a Apple cogita permitir que apps de terceiros sejam definidos como padrões no iOS 14 no lugar do Safari, Mail e Apple Music. Nessa, o Spotify poderá ser controlado por voz no HomePod, alto-falante inteligente da marca.

🔗 bloomberg.com/news/articles/20

A quem interessa a divulgação de notícias falsas? Em muitos casos, pequenos grupos que criam e mantêm essas narrativas fazem isso por um motivo bem específico: lucrar. Guilherme Felitti explica essa dinâmica no desta quinzena:

🔗 manualdousuario.net/podcast/te

@viviangavinho não tem dress code, não. Calça uma havaianas e chegando jeito que estiver :)

No Guia Prático desta semana, falo sobre o dilema de tentar fazer algo na internet sem se expôr tanto, resguardando a privacidade. É possível? O que se perde ao optar pela não exposição? Ouça no seu app de podcasts favorito ou no site:

🎙 manualdousuario.net/podcast/gu

Edição nova no ar! 🗣 Nesta, o destaque é uma explicação da Julia Evans de como funcionam os pixels de rastreamento na web. Também tem mochila 🎒, podcasts 🎙, post livre 💬… chega mais que tá bem boa!

🔗 manualdousuario.net/edicoes/20

Os ótimos Alto’s Adventure e Alto’s Odyssey estão saindo por R$ 0,90 cada na App Store. (Não sei se esses descontos estão valendo para remover anúncios no Google Play; lá, os jogos são gratuitos)

Adventure: apps.apple.com/br/app/altos-od

Odyssey: apps.apple.com/br/app/altos-od

Em seus primeiros momentos na rede social ‪LinkedIn, a nova contratada da Rede Globo, a atriz Larissa Manoela, curte post do Manual do Usuário:

Pedi aos ouvintes do Guia Prático para avaliarem o programa no app de podcasts da Apple. Não só avaliaram, como deixaram comentários maravilhosos. Agora estou mal acostumado e quero mais 😍

Aqui (ou no seu app de podcasts favorito): podcasts.apple.com/br/podcast/

Podíamos aproveitar essa migração Twitter > Mastodon para resgatar hábitos saudáveis de uso da internet.

Feeds RSS (a *melhor* coisa foi o Google Reader ter acabado): manualdousuario.net/como-usar-

Acessar diretamente sites de jornais e blogs: manualdousuario.net/bem-inform

Trocar e-mails com pessoas queridas: manualdousuario.net/email-rede

(Notem que sou um grande entusiasta da internet saudável, da internet do bem.)

Luciano Oliveira, 44 anos, leva 8h para fazer 4–5 entregas por dia em apps de delivery. Ele é cadeirante. Fatura R$ 400 por mês. A certa altura um senhor diz à reportagem: "Preciso te parabenizar pela coragem. Não está por aí se vitimizando". 😐🙄

🔗 bbc.com/portuguese/brasil-5155

O Banco Central lança hoje (19) o Pix, marca do sistema de pagamentos instantâneos do Brasil. Instituições financeiras e de pagamentos com +500 mil clientes ativos são obrigadas a adotar o sistema, que deve entrar em operação em novembro deste ano.

🔗 agenciabrasil.ebc.com.br/econo

O Manual é um projeto independente que rejeita modelos de negócio baseados em monitorar leitores para veicular anúncios.

A principal frente de receita é a assinatura paga. A meta para 2020 consiste em 12 novas assinaturas por mês.

Se puder, colabore:

* PicPay: picpay.me/manualdousuario

* Catarse: catarse.me/manualdousuario

⚠️ Atenção recém-chegados ao Mastodon ⚠️ A maioria das suas dúvidas sobre esta rede social está respondida nesta reportagem 👉 manualdousuario.net/mastodon-a

Aos das antigas, boost neste toot para alcançarmos a instância inteira e além 🗣🗣🗣

Mostrar mais

Sugestões de Manual do Usuário:

Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.