Toot fixado

⚠️ Atenção recém-chegados ao Mastodon ⚠️ A maioria das suas dúvidas sobre esta rede social está respondida nesta reportagem 👉 manualdousuario.net/mastodon-a

Aos das antigas, boost neste toot para alcançarmos a instância inteira e além 🗣🗣🗣

Muitos de nós vivemos como Thoreau em sua cabana à beira do lago Walden. Mas ao contrário da dele, a solidão moderna é imposta, pode virar um problemão e não há tecnologia que "aproxima" capaz de resolvê-lo. Solidão é o tema deste Tecnocracia do Guilherme Felitti.

🔗 manualdousuario.net/podcast/te

Você pode me ajudar a fazer a newsletter desta semana? Ótimo! Diga aí: o que você leu de legal nos últimos dias?

🔗 manualdousuario.net/indicacoes

Após um longo período de estiagem, temos um novo escritório doméstico no site! Agradeçam ao Caíque Almeida. E mandem mais escritórios para mantermos a série no ar — as instruções estão no post.

🔗 manualdousuario.net/escritorio

Não publicarei vídeo esta semana porque meu cabelo está muito rebelde 💇‍♀️

(E temos outras prioridades. Mas o cabelo também me desanimou um tanto.)

O diretório de newsletters brasileiras continua crescendo! Na última semana, 12 novas publicações foram acrescentadas. Visite, assine, prestigie:

🔗 manualdousuario.net/newsletter

No , a Globo dominou no online exceto por um local: o Telegram. Lá, canais extraoficiais de fãs deram um show de cobertura e, não à toa, alcançaram centenas de milhares de seguidores. Bati um papo com Erica Mathias, dona do Espiadinha, o maior deles.

🔗 manualdousuario.net/canal-espi

No podcast da semana, eu e a Jacqueline Lafloufa falamos de Telegram e de ativismo dentro de (e por) empresas de tecnologia. Venha ouvir que está muito bom!

🎧 manualdousuario.net/podcast/gu

Nesta semana, uma das empresas de tecnologia mais admiradas, o Basecamp, baixou novas regras internas que causaram estranheza, como proibir discussões políticas entre os funcionários. É possível isso? Se não, como lidar?

🔗 manualdousuario.net/basecamp-d

Terminou agora o segundo Tecnocracia Balcão, o bate-papo mensal do Guilherme Felitti com os apoiadores do Manual do Usuário. Desta vez o assunto foi FLoC, a nova tecnologia de rastreamento do Google. Muito bom!

Fazemos isso porque acho que é o certo e porque considero uma contrapartida mínima a quem nos lê e, mais ainda, àqueles(as) que financiam o site — em resumo, a quem confia na gente. Se você quiser apoiar o Manual, o caminho é por aqui:

🔗 manualdousuario.net/apoie/

Mostrar conversa

Deveria ser o básico do básico, mas não é. Como, por exemplo, ler uma cobertura de tecnologia ou negócios sem saber se publishers, editores e/ou repórteres investem nas empresas e tecnologias que cobrem? Desconheço outro veículo de tech que explicite isso. O Manual, agora sim.

Pedi para que Guilherme Felitti e Jacqueline Lafloufa, que colaboram regularmente no editorial, também fizessem seus "disclosures". Eles gentilmente toparam.

🔗 manualdousuario.net/sobre/

Mostrar conversa

Finalmente consegui sentar e escrever um "Sobre" decente para o site. É uma leitura longa, mas que lhe dará todo o contexto necessário para acompanhar o Manual de maneira bem informada e crítica.

🔗 manualdousuario.net/sobre/

Este material também reforça o nosso compromisso com a transparência. Nele explico posicionamentos, possíveis conflitos de interesse, como lidamos com o assédio de empresas e outros dados que podem/poderiam interferir no editorial.

No vídeo da semana, falo de ciclos de consumo e de obsolescência percebida, ou como as empresas de tecnologia tentam nos convencer a trocar produtos funcionais por novas versões pouca coisa melhores. Spoiler: você não precisa do último lançamento.

🔗 youtube.com/watch?v=tu7zbHYpbR

No Achados e perdidos deste sábado:

- O Uno Mille convertido em motorhome.
- Humanos vs. robôs no Guitar Hero.
- Um novo app moderninho para ler newsletters.
- Luciano Zsafir e o "robô da Nasa" que promete retornos de 300% ao mês.

🔗 manualdousuario.net/achados-e-

Nosso diretório de newsletters chegou a 100 (!) publicações. Chamou a minha atenção o tanto delas disparadas do Substack. Elas são 28%, quase 1/3, em uma plataforma nova, financiada por capital de risco e sem representação no Brasil. Cuidado!

🔗 manualdousuario.net/notinha-28

Se você ainda não visitou ou quer ver as novas newsletters que entraram no diretório, o caminho é por aqui:

🔗 manualdousuario.net/newsletter

No podcast de hoje (o primeiro editado pela Tumpats!), eu e a Jacqueline Lafloufa falamos dos produtos anunciados pela Apple que você não vai comprar, e de newsletters brasileiras. Ouça no seu app favorito!

🎧 manualdousuario.net/podcast/gu

No dia em que a Apple anunciava um tablet de R$ 30 mil, no Brasil a Senacon preparava um TAC para cobrar explicações de Apple e Samsung pela remoção do carregador da caixa dos celulares. Surpreendentemente, teve quem criticasse a ação da Senacon.

🔗 manualdousuario.net/puro-suco-

Ano passado, cancelei minha assinatura do Apple Music com o intuito de migrar para o serviço que melhor remunerasse os artistas. Caí numa apuração longa e inconclusiva, mas que revelou muita coisa dos bastidores do streaming. O resultado está aqui:

🔗 manualdousuario.net/streaming-

Mostrar mais antigos

Sugestões de Manual do Usuário:

Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.