O nome do projeto já explica um pouco da proposta: "100 formas de contar de 1 a 100 utilizando programação" e basicamente é um site que vai reunir 100 possibilidades de visualizar uma contagem de 1 a 100 utilizando programação. A ideia do projeto é ser aberto a contribuições, e todas as infos estão no site do projeto: 1-100.github.io/

Mostrar conversa

No meio do ano passado pedi umas indicações de CMS bem simples pra um projeto por aqui. Nesse fim de ano, consegui olhar com carinho para as indicações e colocar o projeto no ar usando HUGO e Github Pages.

Eu tenho dois blogs que alimento com certa frequência e eles vão meio que se unificar nesse site novo. É engraçado ler textos antigos, meio jovem revoltado com o mundo. Alguns interessantes, outros bem ruins.

Quando eu fiz curso de informática eu não tinha internet em casa. Ai o meu primeiro site eu fiz no Word salvando os documentos como HTML e ficava linkando arquivos no PC. "Guilherme Home Page", bom demais.

Eu to finalmente colocando meu site pessoal em ordem. Eu curto essa ideia de ter um site pessoal nesse mundão da internet.

Terminei agora Pikuniku, um joguinho de plataforma do tipo quebra-cabeça beeeem suave, divertidinho pra quem busca algo casual. Os gráficos são bem graça e tem uns diálogos mto engraçado. A localização pra português tá muito boa.

FastBot laying down some heavy blue ballpoint for a portrait.

A gente fica criando essas ciladas de agilizar a vida infinitamente atrás de uma produtividade que não faz sentido. O mundo continuaria existindo com menos pressa e menos produção.

A pessoa opta por falar com vc via whatsapp pq é "mais rápido". A pessoa manda, só "Olá, tudo bem?", você vê a mensagem duas horas depois. Eu vejo isso e fico pensando se vc quer falar rápido, pq já não falou tudo? Agora eu tenho que dá um Olá, pra pessoa começar a falar o que ela queria.

Alias, comentei aqui com a @gbrlpires sobre um recurso do Windows de inserir elementos HTML na área de trabalho como decoração. Adorava.

To com um trabalho em que preciso pesquisar gifs dos anos 90. Nessa minha busca encontrei um gif que usava na área de trabalho do meu PC. Achei uma coincidência mto mágica.

“under your account“ – made with Hydra hydra.ojack.xyz/ and Twitch’s Terms of Service

Ainda sobre a oficina de programação criativa, ela é voltada principalmente pra quem nunca programou nada e apesar de ter o foco em design, já participaram outras pessoas de áreas diversas. Se alguém tiver interesse, vai rolar uma turma em novembro e você pode entrar pra lista de espera. E assim como na primeira temos vagas sociais também. Mais infos nesse link: grafatorio.com/site/produto/de

Nesse curso eu lidei com a programação visual. Acho que no Brasil vejo poucas pessoas falando dessa forma de programação, de memória só lembro de pessoas falando de Scracth. Eu particularmente acho uma forma muito interessante de pensar código e que me parece subvalorizada.

Mostrar conversa

Aviso: o conteúdo do site faz mais sentido acompanhado da aula, mas de qualquer maneira tem pinceladas de várias referências legais e todos os códigos pode ser baixados pra estudo.

Mostrar conversa

Esses tempos perguntei aqui a opinião de vocês sobre o aprendizado de programação pra me ajudar a montar um curso. As vagas acabaram rápido e não consegui divulgar por aqui. Mas o site com a documentação do curso é aberto, e pode ser uma referência para pessoas que também lidam com o ensino de programação.
guilhermesv.github.io/Desenhan

"Por uma estética do videogame latino-americano"

Depois de uns meses juntando mofo, mais um texto traduzido pros Pergaminhos Críticos, gente:

fediverse.blog/~/Marcusviniciu

E, se puder, quem for da área da criação de jogos, dá aquela força e repassa/compartilha com os pares :)

Mostrar mais antigos
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.