Seguir

Estou preparando um material “diferenças entre Mastodon e Twitter para quem está chegando agora do Twitter”.

Me ajudem? O que destacar nesse assunto?

@ghedin Acho que a maioria só trata da rede e aspectos técnicos, mas não dá comunidade.

Explicar como é administrado, moderação, linguagem, dicas de siglas (cw, lb, boots, etc...), como ler as regras, fazer denúncias, encontrar instâncias.

@ghedin acho que focar em como as comunidades funcionam
Alguns "ritos"

@ghedin Oi, tudo bem? Sou nova aqui e deixo uma sugestão: ainda estou entendendo como ocorrem as relações/conexões entre os usuários. Há diferenças entre esse comportamento daqui com o do Twitter?

@vesper Boa! Tem diferença sim, e vou contemplar isso no material.

@ghedin twitter é uma gritaria maluca, um aeroporto em dia de tempestade e cancelamento de tudo que é vôo gente se xingando ameaçando processar pondo fogo em lixeira falando mal do governo

Mastodon é uma feirinha de bairro, uma coisa assim reunião na pracinha da igreja numa cidade do interior

@ghedin acho que diferenciar a própria rede federada, as duas timelines e o fato delas serem marcadas pelo tempo de postagem é o grande diferencial

@ghedin Não sei qual é o foco que você quer dar ao texto, mas acho importante mencionar que os paradigmas das duas redes sociais são diferentes. Em uma, você tem por trás de tudo uma empresa com uma infraestrutura robusta. Em outra, pessoas e comunidades inteiras.

Isso precisa ser levado em conta quando falamos em níveis de confiança, privacidade e segurança. Você está repassando a sua confiança para, muito provavelmente, alguns poucos indivíduos.

@Anna Isso é BEM legal e importante. Obrigado pela lembrança, Anna!

@ghedin Essa mudança estrutural torna as coisas mais parecidas com os primórdios da internet do que com a internet da última década. Acho que a política de privacidade do friend.camp resume bem o espírito: "The data you post here lives on a server that Darius Kazemi runs. He promises that he won't look at your private data. You are just going to have to trust him on this."

@Anna @ghedin numa discussão que tive ontem, vi muita gente se preocupar com o Mastodon, justamente na parte de moderação e privacidade.

Eram pessoas que se preocupava muito de "mas então o moderador da instância pode fazer o que ele quiser?" enquanto no twitter a visão era "ah, é uma empresa, então eu confio melhor"

Sinceramente? O povão mesmo tende a confiar bem mais em empresas que em comunidades feitas por pessoas.

@ilton @ghedin Embora tenhamos inúmeros casos em que empresas passaram impunes, não podemos negar que a estrutura mais formal de uma empresa torna muito mais fácil que ela seja obrigada a obedecer determinadas regras e leis.

@ilton @ghedin Sim, empresas já tomaram decisões amadoras ou não seguiram determinados padrões de indústria, mas nós de certa forma transferimos o nível de confiança que precisaríamos construir com um indivíduo para o Estado (e sua habilidade de vetar) quando falamos de empresas. Relacionamentos interpessoais exigem muito mais energia e envolvimento.

@ghedin aguardo essa matéria, queria saber sobre migração de instâncias, nao achei nada por ai.

@ghedin tive uma thread muito legal ontem de um usuário de Twitter que não conseguia entender bem o conceito daqui.

Pra ele, instância era como server de Discord, onde cada server fala de um tópico e você vai estar em diversas instâncias diferentes.

É bem legal tentar abordar esses pontos citados na discussão entre eu e ele.

twitter.com/SlashPingu/status/

@ghedin esse post fez uma analogia de que escolher instância é como escolher condomínio e pode ser útil:

mastodon.art/@TerryHancock/108

@ghedin sempre me pergunto se tem alguma maneira de twittar no client do mastodon e ter um ifttt da vida pra jogar o post pro twitter.

Aos poucos eu só entraria aqui e largaria lá depois de um tempo

Entre para participar dessa conversa
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.