Seguir

Vou perguntar aqui porque acho que no Twitter pode dar ruim: alguém sabe por que o Brasil dá tanta bola para o Oscar?

@daniela essa é a resposta óbvia e fácil, por isso me questiono se é a correta. E também porque talvez não seja um "fenômeno" exclusivo nosso.

@ghedin @daniela acho que acontece em todo lugar que dá valor às produções de holywood, tem todo o “glamour” do red carpet, etc na Alemanha o povo tb curte o evento.

@Dani @daniela hmmm, a pira com Oscar é mais consequência do que causa, né? TV aberta e cinemas comerciais meio que só passam filme americano. Acho que o caminho é por aí mesmo.

@ghedin @daniela acho q tem mais a ver com o culto às celebridades que com os filmes mesmo.

@Dani @daniela também, mas tem muita gente que torce pelos filmes, não? Para tal filme ganhar, ou ser reconhecido, algo assim

@gabrielaguiar @ghedin @Dani pra mim, a única resposta que faz sentido é o imperialismo estado-unidense.

@Dani @daniela @gabrielaguiar 1 derrota em 92 edições, acho que ainda tem chão para se livrarem da pecha de imperialistas 😄

@Dani @daniela @gabrielaguiar pior que sim. Passam-se meses, às vezes anos entre o fim das filmagens e o lançamento de um filme — vários desses que estão concorrendo foram filmados em 2019. Acho que a situação será mais complicada no Oscar do ano que vem.

@ghedin @daniela @gabrielaguiar eu vi um seriado feito no lock down britanico muito bom, chama Staged, comecei a ver pq ñ tinha outra coisa na epoca e valeu a pena

@daniela @gabrielaguiar @ghedin @Dani imperialismo que se materializou em uma estratégia de soft power baseada em exportar bens culturais que difundam o american way of life.

@Cochise @daniela @ghedin @Dani inclusive, tem esse vídeo excelente do Chavoso que fala um pouco sobre como os EUA criaram essa ideia de que o passado era melhor para divulgar o american way of life e obviamente, falar que o capitalismo é o melhor youtu.be/XIZXJ-KyaL0

@ghedin Porque o cinema nacional foi destruído e o mercado inundando de produções de Hollywood, daí, a premiação das produções de Hollywood fala dos filmes que as pessoas conhecem. Outras premiações falam de filmes que as pessoas nunca ouviram falar.

@Cochise e sabe dizer por que Hollywood fincou bandeira aqui, e não… sei lá, a França?

@ghedin Política de boa vizinhança EUA/Brasil a partir de JK, de onde veio Zé Carioca na Disney e Carmem Miranda em Hollywood e subsequente destruição da indústria do cinema nacional durante a ditadura.

@ghedin porque a gente não consegue superar nosso complexo de colonizado.

Brinks. Sei lá. Acho que é mais pela zueira. Eu mesmo já acompanhei algumas edições, mas hoje em dia não ligo muito. E, querendo ou não, o Oscar é o maior festival de cinema que há, apesar dos pesares.

Entre para participar dessa conversa
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.