Começou aquela época gostosa do ano de comer panetone bom comprado por menos de R$ 10 no mercado.

Pode ter sido só coincidência, ou reflexo de alguns acertos meus: neste comecinho de 2021, já vi alguns (no plural!) sites linkando o @manualdousuario. Quase me sinto em 2003. Por uma web saudável, feita de gente como a gente em vez de algoritmos opacos das big techs.

Parece até que, sem querer, Sérgio Buarque de Holanda descreveu em 1900 e bolinha o brasileiro de 2021 que em plena pandemia não sossega o facho no seu canto e, entre outros equívocos, crê que o coronavírus não circula entre parentes e/ou amigos.

Alguém aqui usa o Elementary OS como sistema principal? Tipo, pra tudo?

Hoje volto a publicar as edições semanais do @manualdousuario 😌 A primeira está recheada de assuntos interessantes: Open Banking, WhatsApp, redes sociais, escritório em casa, anunciante legal… e com layout (mais ou menos) novo.

manualdousuario.net/21-1/

Sessenta anos depois da publicação do livro da Carolina de Jesus, o Brasil continua um grande quarto de despejo

theintercept.com/2020/12/29/pl

Boa essa discussão sobre uma “classe média” de gente que ~faz coisas na internet~ (“criador de conteúdo” é uma denominação horrível). Desigualdade é ruim em qualquer sistema, e parece faltar vontade/sobrar interesses para promover mudanças sistêmicas

li.substack.com/p/building-the

Tendo que digitar no teclado do notebook por alguns dias, fico imaginando se me acostumaria novamente a isso. A ergonomia é tão pior que a de um teclado à parte.

Quero conhecer melhor quem lê o Manual do Usuário. Se você puder tirar uns minutinhos para responder este breve questionário, ajudará bastante o site e terá a minha gratidão:

🔗 forms.app/form/5fdc8ce87397827

Os rumores eram verdadeiros: vou fazer uma live hoje, às 19h, com Jacqueline Lafloufa e Guilherme Felitti. Não nos deixe falando sozinhos, por favor

youtube.com/watch?v=VJwXg0QH6r

É hoje! Coloque na agenda ou clique no botão "Definir lembrete" para não perder o Guia Prático ao vivo, comigo, Jacqueline Lafloufa e Guilherme Felitti. Começamos às 19h, no link abaixo:

🔗 youtube.com/watch?v=VJwXg0QH6r

Transmitir videochamada ao vivo no YouTube

Em 2012: literalmente aperta um botão no Hangouts on Air e boa.

Em 2020: baixa N apps que se conectam ao YouTube, torce para que tudo funcione. Não funciona. Frustrado, lê trocentos tutoriais. Continua não funcionando. Desiste.

Não podíamos passar 2020 sem uma live. Nesta quinta (10), a partir das 19h, eu (@ghedin), Jacqueline Lafloufa e Guilherme Felitti faremos uma para encerrar o ano. Já marque na agenda e se inscreva: youtube.com/c/manualusuariobr

Em breve, liberarei o link de lembrete do YouTube.

A interferência do Google na audiência dos sites às vezes é maluca. Ontem, vá saber por que, uma notinha de um assunto que todo mundo já tinha dado, a chegada da Directv Go ao Brasil, caiu nas graças do algoritmo e causou essa distorção nas estatísticas do @manualdousuario

Pior: descobri que a obra é DOIS ANDARES acima do meu. Imagina quem mora embaixo? Deve ter enlouquecido.

Amo morar em um prédio de papelão.

Mostrar conversa

O pessoal do jornalismo da PUC-PR me convidou, como representante do "mercado", para integrar a banca de um projeto de conclusão de curso — um podcast!

Finalmente descobri o que os professores conversam enquanto os alunos aguardam a nota 😄

Foi ótimo!

☑️ Vizinho fazendo obra usando um martelo.

Pronto, agora acho que fechei o bingo da quarentena.

Participei do podcast Geekonomics. No programa, falamos de Big Tech, de como enfrentar essa ameaça como indivíduos e de trocar o buscador do Google pelo DuckDuckGo (é possível!). Ouça no seu app favorito ou pelo site: geekonomics.com.br/2020/11/big

Mostrar mais antigos

Sugestões de Rodrigo Ghedin:

Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.