🧵:osm: Fio sobre o OpenStreetMap

Primeiro de tudo: o que é o OpenStreetMap?

- É um projeto colaborativo que tem como objetivo principal a criação de uma base cartográfica de livre utilização recobrindo todo o planeta.
- Qualquer pessoa pode colaborar com edições no mapa e essas edições podem servir a qualquer fim a qualquer outra pessoa.
- Frequentemente citado como uma "Wikipedia de mapas"

osm.org

Seguir

Comparação com o Google Maps

Enquanto a base cartográfica do Google é proprietária e impõe diversas restrições por meio de uma licença rígida de acesso e utilização dos dados brutos, a licença do OpenStreetMap é ODbL (Open Database License), permitindo que você acesse e utilize os dados brutos da forma que bem entender, com objetivo comercial ou não, tendo como condição apenas que você atribua os colaboradores do projeto como fonte do seu trabalho e que o distribua nos mesmos termos da ODbL.

Entre para participar dessa conversa
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.