🎥 Título: Julieta de Bicicleta
🎬 Direção: Juliana Sanson
📅 Ano: 2018
📜 Sinopse: Julieta avança noite adentro pedalando a bicicleta de seu filho pelas ruas da cidade vazia. Sua viagem sem destino é interrompida por uma tentativa de assalto, mas ela recebe a ajuda de Cabeça, amigo de seu filho adolescente. Esse encontro inusitado revela aspectos da vida de Julieta que ela luta para ignorar.
https://www.dailymotion.com/video/x7z56ki
🎥 Título: Love do Amor
🎬 Direção: Fabrício Koltermann
📅 Ano: 2019
📜 Sinopse: Um radialista luta contra o preconceito racial no interior do Rio Grande do Sul.
🎥 Título: Terrorismo Lírico
🎬 Direção: Jonatan Pacheco
📅 Ano: 2019
📜 Sinopse: O documentário trata sobre o Coletivo de Slam Poetry “Poetas Vivos” de Porto Alegre e seus integrantes. Com poesias performadas por Cristal, Agnes e Felipe Deds. O documentário vai abordar a resistência negra em forma de poesia e a vida dos poetas.
🎥 Título: Só sei que foi assim
🎬 Direção: Giovanna Muzel
📅 Ano: 2019
📜 Sinopse: Quando Santiago, o melhor amigo de Júlia encontra um livro falando sobre a selva e como é a vida lá, ele decide que está na hora de finalmente agir como um tigre e decide partir em uma jornada até a selva. Durante essa aventura eles confrontam suas inseguranças e encontram algumas das forças que possuem.
🎥 Título: Há beleza
🎬 Direção: Gabriel Ferreira e Arthur Freire
📅 Ano: 2020
🎥 Título: Pobre Preto Puto
🎬 Direção: Diego Tafarel
📅 Ano: 2016
📜 Sinopse: Nei D'Ogum é batuque, é sexo e é negritude. É amor e contradição. Um guerreiro das causas negras, gays e transexuais. Ele é a própria causa. Autodefine-se: "pobre, preto, puto".
🎥 Título: Amarelo-Angústia
🎬 Direção: Rodrigo Tomita
📅 Ano: 2019
📜 Sinopse: Uma recente experiência de ser asiático-brasileiro
🎥 Título: Arrival
🎬 Direção: Alex Myung
📅 Ano: 2016
📜 Sinopse: Um jovem enfrenta as dificuldades da vida e do amor na vida agitada da cidade grande. Torna-se essencial a revelação de seu verdadeiro eu à pessoa que mais importa.
🎥 Título: Bicha Bomba
🎬 Direção: Renan de Cillo
📅 Ano: 2019
📜 Sinopse: Este filme não é capaz de vingar as mortes, redimir os sofrimentos, virar o jogo e mudar o mundo. Não há salvação. Isso aqui é uma barricada! Não uma bíblia.
🎥 Título: Meu Arado, Feminino
🎬 Direção: Marina Polidoro
📅 Ano: 2021
📜 Sinopse: Reafirmando as diferenças, mulheres campesinas apresentam narrativas que perpassam a pluralidade de vivências femininas e seus atravessamentos de raça e classe. Discursos apaixonados nos mostram a beleza e realidade de cada protagonista e o respeito que têm com a terra, bem como a importância da luta de cada uma.
🎥 Título: D.R.A.G.O.
🎬 Direção: Renan Mattos
📅 Ano: 2018
📜 Sinopse: O ser em colapso. Silva é só mais um transeunte em crise existencial. A sua relação com um edifício da cidade é o plano de fundo para sua briga interna.
🎥 Título: Ekki múkk
🎬 Direção: Nicholas Abrahams
📅 Ano: 2012
*nenhum animal foi maltratado ou morto pra filmagem do curta*
🎥 Título: Vidas Entregues
🎬 Direção: Irene Ferraz
📅 Ano: 2019
📜 Sinopse: Vidas Entregues é um curta-metragem documentário. O tema é sobre os entregadores de aplicativos de comida (ifood, Rappi, Uber) que trabalham de bicicleta. O objetivo do filme é trazer à tona o debate sobre a precarização das condições de trabalho, baixíssimos salários (ganhos), ausência de direitos trabalhistas e sociais.
*contém muitas representações de espirro e coriza*
🎥 Título: (OO)
🎬 Direção: Seoro Oh
📅 Ano: 2017
📜 Sinopse: A saga de um nariz entupido.
🎥 Título: Flipando Ideias
🎬 Direção: Produção coletiva de alunos e oficineiros da TV Ovo
📅 Ano: 2019
📜 Sinopse: Em um centro desportivo da cidade de Santa Maria, dois jovens amigos skatistas falam sobre a forma que são vistos pelo resto do mundo e como isso impacta suas vidas.
🎥 Título: Que som tem a distância?
🎬 Direção: Marcela Schild
📅 Ano: 2018
📜 Sinopse: Depois do cárcere, Isaura tenta se reconectar com o mundo. Na prisão, participou de uma iniciativa literária – e, hoje, ao reencontrar as companheiras que também se envolveram no projeto, discorre sobre suas angústias. As dificuldades de se reconfigurar como mãe, como mulher e como ser humano são constantes.
https://www.itaucultural.org.br/que-som-tem-a-distancia-mostra-curtas-premiados-2019
🎥 Título: Feminino Substantivo
🎬 Direção: Neli Mombelli
📅 Ano: 2019
📜 Sinopse: As ambivalências de ser mulher e o dia em que elas se reuniram na maior manifestação de mulheres da história do Brasil. Gravado em Santa Maria (RS) em 2018, às vésperas da eleição presidencial.
🎥 Título: Baile
🎬 Direção: Cíntia Domit Bittar
📅 Ano: 2019
📜 Sinopse: Há dias que nos amadurecem mais. Andréa tem só dez anos e talvez ainda não perceba que seu dia foi assim.
@elmoneto Eu adoro esse doc. Fiquei muito emocionada.
🎥 Título: Cor de Pele
🎬 Direção: Larissa Moura Barbosa
📅 Ano: 2019
📜 Sinopse: O curta-metragem Cor de Pele se enuncia através de um poema, retratando questões que permeiam a vida de mulheres negras como o machismo e o racismo, mas também a ancestralidade e a força que essas mulheres encontram em sua união. Entendendo que essas narrativas apesar de distintas estão calcadas em uma mesma raiz.
https://www.youtube.com/watch?v=dtk7YF-9hrQ