@cevado ambos contêm exploração de trabalhadores. Um mais evidente que o outro.

@RosaLuxemburgo ah sim, impossível sobreviver no capitalismo sem usar produto ou serviço que não explora trabalhador. acho que a questão é que a plataformização(Uber, Ifood, etc) é uma das mais extensivas e menos combatidas atualmente.

@cevado eu entendo a intenção, mas creio que o caminho do menos pior já foi radicalmente criticada pela Rosa Luxemburgo alemã. Expôr o caráter exploratório do sistema inteiro radicaliza não apenas a crítica, mas também as soluções. A missão grandiosa que temos hoje é mostrar que as horas de trabalho necessárias pra suprir todas as necessidades da humanidade inteira fora da lógica de mercado é de menos de uma hora por dia.

@cevado Consegue imaginar trabalhar menos de uma hora por dia e ter todas as suas necessidades supridas? Sem mercado, sem dinheiro, sem desemprego, sem morador de rua...

@RosaLuxemburgo eu entendo e concordo. só acho que uma questão não anula a outra. A revolução é a única solução, mas ela só acontece se as pessoas abraçarem uma mentalidade anticapitalista. e entre revolução e o agora a gente precisa sobreviver, se der pra melhorar a forma de sobreviver até lá, melhor.

@cevado Camarada, as pessoas só abraçam uma mentalidade anticapitalista se agora estivermos apontando as alternativas factíveis desde já. As alternativas "menos piores" já estão sendo exploradas. Aliás, essas possuem uma enorme propagação. O que mais se propaga hoje na esquerda, são as alternativas menos piores. E foi assim que chegamos no pior. As revoluções do passado aconteceram porque houve quem insistisse no programa máximo. E, quando essa ação encontrou ressonância histórica, aconteceu.

@cevado Infelizmente não é possível fazer discussão profunda limitada 500 caracteres. Sugiro, de coração, que se aproprie da teoria revolucionária, onde vai entender melhor problema do "menos pior". E tenta não considerar esse meu posicionamento como mera chatice ou purismo. Tem mais a ver com relação entre causa e consequência. Gosto de saber que as minhas ações estão em consonância com "o estado da arte" da teoria revolucionária, pq assim eu sei que os resultados serão efetivamente alcançados.

@RosaLuxemburgo mas eu concordo com oq vc tá falando, talvez eu não fui claro com oq quero dizer. mas na minha concepção melhorar qualidade de vida no capitalismo é diferente de tirar a urgência da revolução. sobreviver com alguma qualidade é oq permite aprofundamento teórico que vc tá propondo.

@cevado Cozinhar em casa ao invés de pedir comida por aplicativo vai contribuir pra que o trabalhador por aplicativo tenha uma sobrevivência com qualidade?

@RosaLuxemburgo melhora a sua qualidade de vida e para de contribuir pra um sistema que tem na base a exploração daquele trabalhador. Entregadores existiam antes das plataformas, e continuariam existindo sem elas. Pergunta pra qualquer entregador que trabalha com aplicativos hj e trabalhava como entregador antes quão menos pior era a situação deles antes das plataformas.

@cevado Veja: a maior parte dos assalariados hoje estão fora da CLT. E isso faz tempo. A plataformização é uma luta que veio depois das terceirizações, da Pêjotização e por aí vai. Se chegamos na plataformização é porque não combatemos males anteriores.

@cevado a gente come basicamente só coisas que a gente cozinhou e é uma luta todo dia

lb: aqui eu resolvi esse problema pagando pra minha mãe cozinhar pra mim

Entre para participar dessa conversa
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.