Tenho pra mim no meu analfabetismo funcional sobre teorias que existem quatro guerras sendo travadas pelo capital nesta era de capitalismo ultraliberal:

- a luta de classes clássica, desta vez com a uberização da classe trabalhadora - IMHO a fase anterior da pura e simples extinção física da classe trabalhadora e sua substituição por robôs, que serão os escravos perfeitos;
(continua)

- a guerra étnica/racial (que às vezes se esconde de guerra religiosa), contra as massas não-caucasianas;
- a guerra sexual, em que o capital jogou os homens heterossexuais contra todo o resto (mulheres, LGBTs, trans, não-binários etc);
- a guerra geracional, em que os mais velhos (e seus filhos... tipo minha geração, embora não tenha filhos etc) estão lutando contra seus netos.

Mostrar conversa
Seguir

Dessas quatro, a que mais me aflige de não ser estudada a fundo é a guerra geracional. Inclusive porque os mais velhos (e seus filhos!) estão ativamente destruindo o planeta para que possam morrer com seus privilégios de consumo num planeta que se torna um caixão para a vida.

Por outro lado, estamos vendo o espetáculo de uma espécie inteira se autodestruindo... porque IMHO o destino manifesto do capitalismo ultraliberal é a destruição da humanidade (e vai conseguir...).

Entre para participar dessa conversa
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.