Para comemorar o dia do físico ocorre a palestra “Divulgação científica e popularização da ciência” com a Profª Débora Menezes, Prof. Ildeu de Castro e Profª. Joelia Marques de Carvalho.

Começou às 9h20 (desculpa o atraso, eu tive que refazer todo o texto e saiu atrasado):
youtu.be/akEyqCL2l7Y

Mostrar conversa

Curiosidade: Na cerimônia do prêmio nobel de 1922, Bohr, que ganhou o prêmio naquele ano com seus estudos sobre a estrutura do átomo disse, "A hipótese dos quanta de luz não é capaz de jogar luz na natureza da radiação."
Um tapa na cara colega de profissão Einstein.

Discordâncias em ciência são comuns e deveriam ser respeitadas. A realidade física é explicada pela experimentação feita de forma metódica, juntando evidências verificáveis baseadas na observação sistemática e controlada.

Mostrar conversa

Bom dia gente!
Hoje, 19/05 é dia do Físico.
A data faz alusão ao "Annus mirabilis", o "ano miraculoso" onde A. Einstein publicou 4 artigos que tiveram enorme impacto na Física e no mundo.
O 1º explica o efeito fotoelétrico, com o qual ele ganhou o prêmio nobel em 1921.
O 2º ele explica o movimento browniano, e ajuda a colocar uma pá de cal em quem ainda relutava com a ideia de átomo.
O 3º foi sobre a relatividade restrita e o 4º um desdobramento desse que apresenta o famoso E=mc².

Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.