Seguir

Carnaval 2018, foto de aglomeração 

Morro da Caixa em festa pelo título da Copa Lord no carnaval de 2018 💛 ❤️
(A foto não é minha, é dum jornal local, minhas fotos desse tipo de evento ficam todas péssimas rs)

Contextualização sobre os morros de Florianópolis 

O Morro da Caixa é uma das comunidades (entre 15 e 20, dependendo do critério) que ficam no Maciço do Morro da Cruz, que separa (ou conecta rs) o Centro e a Trindade, na região central de Florianópolis. As comunidades mais antigas, como o Morro da Caixa, o Mocotó e o Morro do Céu, têm população negra desde sua formação nos anos 20, enquanto as dos anos 80 foram feitas por lavradores do planalto catarinense, populações brancas empobrecidas.

Contextualização sobre os morros de Florianópolis 

Essas comunidades negras, mais antigas, são as que ficam na face do morro voltada para o Centro da cidade - uma presença permanente na paisagem do Centro de uma cidade que se diz branca. Já as mais recentes ficam na face voltada pros bairros do entorno da UFSC, como Trindade, Pantanal e Carvoeira. Essa região foi urbanizada só dos anos 60 pra cá, pela implantação do campus da UFSC e da Eletrosul, e recebeu um grande êxodo do interior do Estado.

Entre para participar dessa conversa
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.