Ainda sobre a chuva inadjetivável que caiu hoje em Florianópolis, um pouco de história do urbanismo que ninguém pediu.
A ligação entre a ilha e o continente se faz por pontes. São duas: a Hercílio Luz, histórica e nosso maior monumento, reinaugurada ano passado após quase trinta anos interditada; e a ponte de concreto, na prática a única que realmente é uma ponte (são duas, uma ao lado da outra, uma em cada sentido). Ta, e daí?

Daí que as cabeceiras de acesso à ponte Hercílio Luz são em pontos altos da ilha e do continente, porque era a solução técnica lá nos anos 20. Mas as cabeceiras à ponte de concreto são feitas não só no nível da água como sobre aterros. Aliás, toda a borda d'água da região central da ilha é aterro. A famosa Beira-mar Norte, mas também a via de acesso à ponte no Centro da cidade. E o que isso tem a ver com a chuva?

Tem que, quando chove forte, os aterros são os primeiros lugares a alagar, por razões intuitivas - é tudo mar, rs. Mas se o acesso à ponte em ambos os lados é feito sobre aterros, vocês podem imaginar o caos no trânsito decorrente dessa ótima ideia dos anos 70.

Seguir

O trânsito de Florianópolis é literalmente - mesmo, de verdade, medido de diversas maneiras - o pior do Brasil e um dos piores do mundo. Uma associação incrível da nossa geografia com decisões pouco inteligentes dos nacional-desenvolvimentistas dos anos 70. Em suma, a cidade é um conjunto de pequenos aglomerados urbanos conectados entre si por rodovias (incluindo a ponte). Então meio que cada parte da cidade só tem uma via de acesso. Um sistema pra lá de frágil

Eu, que moro no Continente, procuro fazer tudo o que posso no lado de cá da ponte, pra evitar os trânsitos da ilha. Mas na época da faculdade era pra lá de recorrente eu ficar catando o que fazer na UFSC (boatos que ia pro bar com frequência não recomendada pela OMS) pra esperar até umas 21h e conseguir vir pra casa sem trânsito

Entre para participar dessa conversa
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.