Áudio nos app de mensagem
@lucasology Acho que encontramos o melhor usuário do recurso :O
@apropriagui eita hahah começando a achar que envio áudio demais
@dani eu responderia a primeira opção se pudesse responder minha própria enquete ahaah
@apropriagui hahah acho que comecei a amar áudio depois da carentena, é um conforto ouvir a voz das pessoas queridas sem precisar fazer uma chamada
@apropriagui Eu não me importo com áudio DESDE QUE a plataforma permita que eu baixe ou compartilhe ele para outro aplicativo que possa transcrevê-lo.
O mensageiro do Instagram além de limitar tudo e gravar áudio em mp4 (o que não faz sentido), não permite que eu extraia o áudio que as pessoas mandam. Ele está no topo da lista de plataformas em que eu odeio receber áudio.
@danielemereb Muito bem lembrado! Qualificando o debate :) Não sabia que o áudio do instagram não era exportável, mas por algum motivo não vejo ninguém usando o recurso de áudio do instagram, só de outras plataformas
@apropriagui Existe um grupo em crescimento que é de produção local e artesanal, vivem usando a plataforma pra responder e é horrível porque muitas vezes preferem gravar áudio por ter pouco tempo.
Todo o meio de comercialização e divulgação desse grupo está voltado ao perfil de Instagram, os cursos de marketing básico e "empreendedorismo" ensinam e incentivam isso, então raramente eles usam WhatsApp ou outra plataforma alternativamente.
@danielemereb Entendo totalmente o áudio por falta de tempo, muitas vezes é o meu caso. O problema é o instagram ter centralizado muitas interações como essas de comercialização e divulgação mas ter um chat bem ruinzinho
@apropriagui Justamente, eu também! O problema não é áudio, só preciso do transcritor e fica tudo bem (já tem até algoritmo aberto muito eficiente nisso, erra mas acerta o suficiente para entender todo o áudio), o problema está em plataforma ruim que não oferece função de transcrição e também não permite que eu acesse e processe como bem entender o conteúdo que eu recebo através dele.
@danielemereb Eu não gostava do chat do instagram por outros motvos (principalmente a dinâmica de notificações), mas é pior ainda do que eu pensava - claro, nunca tive essa demanda e não fazia ideia. Incrível como uma plataforma monopoliza interações mesmo sendo tecnicamente inferior a outras
@apropriagui Se tivesse mecanismo concreto de acessibilidade implementado por padrão, pouco importaria a forma como a pessoa do outro lado estaria se comunicando, seja áudio ou texto, porque seria só questão de converter de um tipo para um outro que for mais conveniente.
@danielemereb Perfeito. A informação está lá, a forma como cada usuárie vai decodificar deveria ser livre - tecnologia pra isso já tem de sobra
@apropriagui Tchê, o Instagram é só na gambiarra. Como a pessoa não consegue mandar áudio longo por conta da limitação de tempo, ela acaba mandando trocentos áudios, o que só piora tudo.
E aí o processo é: Entrar no Instagram via computador, usar extensão para download, baixar todos os áudios, converter todos de mp4 para mp3 e mandar tudo para o transcritor.
Que morte, sabe?
@apropriagui Não curto :S
Não consigo decidir baseado só na notificação se eu preciso ver aquilo agora ou depois, se é urgente ou não. Fora que leva muito mais tempo pra ouvir do que levaria pra ler uma mensagem do mesmo tamanho
É menos ruim no telegram onde dá pra botar 2x, mas no whatsapp acho sofrível (nunca usei em nenhum outro app, então nem ideia)
@renatolond A mim me incomoda uma questão de etiqueta: o áudio sem uma mensagenzinha de texto com resumo do conteúdo. Eu sempre mando tipo "Não precisa ouvir agora, é besteira" ou "Sobre o trabalho tal:"
@apropriagui pois é, até entendo a situ de contar uma história mais longa e tal (embora nesses casos eu prefira uma chamada ahahah)
Mas é, tem essa parada, acho que pra mim o que mata mesmo é o negócio do áudio não solicitado sem muito aviso e como a Daniele tava falando aí, se tivesse umas paradas de acessibilidade pra ler a transcrição tava de boassa xD
@renatolond Realmente acho que a discussão sobre o áudio tem menos enfoque do que devia na dimensão da acessibilidade - eu mesma não tava pensando na transcrição como o problema central que é
@renatolond @apropriagui Quando alguém me manda um audio, eu encaminho pro transcriberbot no telegram. hauhauha
@dobrado @renatolond @apropriagui eu não ligo mas tb se me mandar áudio 'urgente' tá ferrado. se for urgente me liga.
(até pq só minha mãe poderia me mandar um áudio urgente, e minha mãe me liga se for urgente.)
@olivia @dobrado @renatolond Também sou assim. Aliás, se é urgente o messenger (qualquer que seja) não é uma boa opção, porque não to colada o tempo todo no celular, se for urgente sou a favor daquela coisa velha, a chamada :)
@dobrado @renatolond @apropriagui eu até mando áudio às vezes se é pra falar com os amigos e tal e vice-versa.
@dobrado @renatolond @apropriagui odeio muito mais gente que escreve uma mensagem por linha assim:
oi.
tá aí?
oi.
ei.
tá por aí?
oi oi.
tá aí?
ei.
(meu pai).
@dobrado @renatolond @apropriagui (meu ex-namorado)
@olivia @dobrado @apropriagui Ah, isso aí é foda tb ahahahah
Custa nada dizer "oi, tudo bem" e já perguntar o que quer, o protocolo não é o mesmo de ao vivo em que a gente precisa esperar pra responder hahaha
@renatolond @dobrado @apropriagui vai ESPERAR PRA SEMPRE.
@dobrado @renatolond @apropriagui Mas tem coisas que a gente precisa contar com emoção, com a entonação certa hahahah eu sempre mando "peraí vou mandar audio que é melhor"
Mas eu demoro pra ouvir também, então não ligo de demorarem xD
@apropriagui eu costumo usar quando quero contar uma história longa e que necessita do apoio da voz pra dar mais dramaticidade e ênfase nos momentos certos