Pitaco quente 🔥 

A maioria dos usuários é treinada para ignorar grandes avisos — não lê cada Termos e Condições, cada EULA, cada licença de tudo que usa.

Usuários também são treinados para entender a escalada de privilégios em um sistema como “passo a ser superado”, algo que está no caminho.

A maioria das pessoas não se liga nas consequências no sistema inteiro de instalar um programa no Windows ou no macOS. Elas podem quebrar algo às vezes mas talvez não farão a ligação entre erro e programa.

Pitaco quente 🔥 

O que o Linus do Linus Tech Tips retratou poderia ter acontecido com um usuário novo de Linux sim. Pelo amor de deus, nem o ajudante do AUR que eu uso no Arch Linux me deixa fazer uma coisa estupidamente destrutiva assim (quando eu fui desinstalar o Plymouth ontem, ele me lembrou de reinstalar o GDM — disse que não removeria o pacote enquanto eu não substituísse o gdm-plymouth pelo gdm comum).

Seguir

Pitaco quente 🔥 

Várias coisas podem ser verdade ao mesmo tempo:

✅ Um YouTuber pode agir de certa forma porque aquilo gerará mais buzz

✅ Eles deveriam ter adicionado esclarecimentos logo após o segmento do vídeo ter acabado e não no fim do vídeo, após a segunda propaganda, ou nos comentários

✅ Uma distribuição deixou um problema catastrófico passar para a ISO disponível para download — se o comportamento esperado é de atualização logo após instalação, por que não guiam o usuário a isso?

Pitaco quente 🔥 

✅ A System76 (ou o Pop!_OS sozinho — não sei se a maioria das pessoas vai fazer a associação imediatamente) pode ter a sua reputação manchada por causa do vídeo

✅ A System76 não precisa de ajuda para manchar a própria reputação se levarmos em conta o comportamento hostil de alguns de seus funcionários no Twitter há vários e vários meses

Pitaco quente 🔥 

Eu ainda acrescento que o relacionamento da System76 com o upstream é um grande no-no dentro da cultura de software livre. Não implica necessariamente em quebra de licença — o que foi consertado provavelmente está disponível publicamente —, mas é rude demais.

Entre para participar dessa conversa
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.