Seguir

Eu geralmente não falo de pitacos ruins de outras redes sociais, mas me pegou de surpresa uma pessoa lembrar de um vazamento do Serasa com uma sugestão implícita e fatalista de que tudo bem as pessoas publicarem mais dados sobre si, “os bandidos já têm tudo”.

Isso foi em resposta a tweets meus falando para as pessoas tomarem cuidado com o tipo de informação que anexam às reclamações públicas sobre o iFood na noite passada—vi muita coisa sensível exposta nas marcações ao iFood.

A afirmação por si só não é completamente falsa—sim, houve um vazamento massivo de dados, sim, muitos agentes maliciosos devem ter acesso a esses dados vazados—mas o que ela implica é um pitaco muito merda. É praticamente a mesma coisa de me dizer que eu devo deixar as minhas portas totalmente abertas já que existem várias maneiras de abri-las sem chaves. 🤷🏻

@Anna é o mesmo argumento que usam pra dispensar a preocupação com grandes empresas armazenando seus dados e rotinas: "ah já é assim", "ah nunca aconteceu nada comigo", "ah não tenho nada a esconder" que é uma forma bem porca de abordar o problema e é muito interessante pra essas empresas, que não fazem nada pra mudar isso

Entre para participar dessa conversa
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.