Comprei um Moonlander Mark I (zsa.io/moonlander), um teclado mecânico tão de nicho e com um preço tão elevado que até os entusiastas ficam em cima do muro sobre uma compra dessas. 😬 A minha motivação é ergonômica — tentei várias posições e teclados diferentes, mas nada me faz relaxar os ombros. Um teclado do tipo split me ajuda a mantê-los na posição mais natural.

Há outros modelos de teclado ou outras ormas mais baratas de atingir o mesmo objetivo, mas dessa vez quis algo personalizável ao extremo pensando principalmente na longevidade do produto. 💭

Fiquei alguns meses pesquisando sobre digitação e ergonomia, e isso eventualmente te faz entrar nas comunidades de entusiastas de teclados mecânicos. Mais do que isso, se você passa tempo o suficiente em alguns fóruns, você começa a perceber (e acompanhar) uma grande quantidade de drama acontecendo na comunidade.

Seguir

Como eu disse, a comunidade é um pequeno nicho. Isso significa que boa parte dos produtos não são feitos em escala, mas sim por demanda. Isso pode implicar em tempos mais longos de espera em compras individuais (como vai acontecer com o meu Moonlander — o prazo é de cinco semanas) ou de esperas longas e muitos atrasos em compras que eles chamam de compras coletivas ou compras em grupo.

Os dramas:
* A diferença entre as imagens simuladas do produto e o produto final são muito discrepantes
* Alguma empresa ou indivíduo abriu compra em grupo e atrasou a entrega por muito, mas muito tempo
* Ou sequer entregou o que prometeu
* Ou sequer forneceu reembolsos
* Empresa ou indivíduo X copiou artefato Y

Isso tudo com produtos que custam centenas e centenas de dólares. Um conjunto de teclas, por exemplo, costuma custar entre U$140 e U$200. Só as teclas.

E como qualquer nicho entusiasta, o consumismo vai se retroalimentando com o costume de exibir a sua construção mais nova. Ou aquele armário cheio de teclados que você construiu, gastando milhares e milhares de dólares.

Entre para participar dessa conversa
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.