Expandindo um pouco mais: é complicado confiar no Notion como usuário que faz uso da plataforma para anotações pessoais. O campo de anotações tem como princípio a adoção de um sistema que o usuário utilizará por anos e anos. Por isso, é importante que o método de anotação seja confiável e agnóstico em termos de plataforma.

Os meus principais problemas com o Notion são:

• Se você não é usuário corporativo, você não tem acesso a ferramentas de segurança extremamente relevantes como impedir a visualização de arquivos ou formas de inicialização de sessões mais seguras
• Impossibilidade de acessar arquivos quando não há conexão com a internet
• Ausência de criptografia ponta-a-ponta, opções de verificação de acesso em duas etapas e opções de configuração de backup frequentes

Seguir

É um tanto difícil confiar na plataforma quando não está exatamente claro quais sãos os planos de implementação de funcionalidades e quais são as prioridades no momento. As interações com os clientes são bem vagas e alguns dos itens dessa lista são omissões bem estranhas para 2021.

@Anna Eu resolvi meu problema com anotações usando o nextcloud notes. Ele é bem simplório, mas resolveu a minha necessidade. Estou usando uma instância de nextcloud do meu trabalho, mas pretendo montar uma instância "caseira" em breve.

@rberlim Eu sentei a bunda na cadeira agora no começo do ano e comecei toda uma estrutura de arquivos locais. Estou montando um servidor doméstico para começar a fazer cópias de anotações com redundâncias também. O único problema é que, bem, esse não é exatamente um caminho acessível.

@Anna Pois é. Eu estou tentando comprar num leilão do mpdft uns desktops velhos para montar um labortório e um servidor pra mim até conseguir um rapsberr a um preço justo. Como temos passado a maior parte do tempo em casa, pretendo fazer minha instância de nextcloud não estar disponível na internet.E mesmo quando a vida eventualmente "voltar" ao normal, ele pode sincronizar o nextcloud toda vez que voltarmos em casa.

Entre para participar dessa conversa
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.