Seguir

Expandindo um pouco mais: é complicado confiar no Notion como usuário que faz uso da plataforma para anotações pessoais. O campo de anotações tem como princípio a adoção de um sistema que o usuário utilizará por anos e anos. Por isso, é importante que o método de anotação seja confiável e agnóstico em termos de plataforma.

Os meus principais problemas com o Notion são:

• Se você não é usuário corporativo, você não tem acesso a ferramentas de segurança extremamente relevantes como impedir a visualização de arquivos ou formas de inicialização de sessões mais seguras
• Impossibilidade de acessar arquivos quando não há conexão com a internet
• Ausência de criptografia ponta-a-ponta, opções de verificação de acesso em duas etapas e opções de configuração de backup frequentes

É um tanto difícil confiar na plataforma quando não está exatamente claro quais sãos os planos de implementação de funcionalidades e quais são as prioridades no momento. As interações com os clientes são bem vagas e alguns dos itens dessa lista são omissões bem estranhas para 2021.

@Anna Eu resolvi meu problema com anotações usando o nextcloud notes. Ele é bem simplório, mas resolveu a minha necessidade. Estou usando uma instância de nextcloud do meu trabalho, mas pretendo montar uma instância "caseira" em breve.

@rberlim Eu sentei a bunda na cadeira agora no começo do ano e comecei toda uma estrutura de arquivos locais. Estou montando um servidor doméstico para começar a fazer cópias de anotações com redundâncias também. O único problema é que, bem, esse não é exatamente um caminho acessível.

@Anna Pois é. Eu estou tentando comprar num leilão do mpdft uns desktops velhos para montar um labortório e um servidor pra mim até conseguir um rapsberr a um preço justo. Como temos passado a maior parte do tempo em casa, pretendo fazer minha instância de nextcloud não estar disponível na internet.E mesmo quando a vida eventualmente "voltar" ao normal, ele pode sincronizar o nextcloud toda vez que voltarmos em casa.

@Anna colocar a vida toda, ou partes importantes dela, em plataformas que hoje parecem incríveis, gratuitas e cheia de funções me parece uma armadilha... a lá Google Photos ebseu espaço ilimitado de imagens pra todo mundo.
Para mim é só uma estratégia para crescer, gerar buzz e depois limitar extremamente o serviço, e quem dependia muito da plataforma senver obrigado a pagar.
Tenho o pé atrás, olho pro Notion e penso: essa conta não fecha.

@brenno @Anna Eu comecei a usar porque era prático e bonitinho, mas saí porque acho que tem muita cara de ser um serviço que vai ser vendido daqui a um tempo

@renatolond @Anna sim, a torneirinha do investidor pra esse tipo de serviço não deve durar muito.

@renatolond @brenno Isso é verdade! Consigo ver uma empresa como Apple comprando um serviço desses. Uns tempos atrás chegaram a comprar o melhor serviço de previsão do tempo no Android... E tornaram-no exclusivo para os sistemas da Apple.

@Anna @brenno Eu diria talvez Atlassian, no mesmo bolo do Trello, mas verdade que tem cara de serviço Apple mesmo

@Anna @brenno Eu num usava muito, quando entrei na minha empresa usavam trello, mas migraram pro notion e finalmente jira
Antes só tinha usado Jira

@renatolond @Anna @brenno até hoje fico triste com o Trello, sinto que a compra foi muito pra forçar o uso do Jira (embora eu uso o Jira no dia a dia e acho ele excelente)

@ilton @Anna @brenno sempre é, né? ahahahah
E acho que vai na onda de agência reguladora pisando na bola como sempre
Atlassian já é um gigante, Trello era talvez o único concorrente grande do mercado, e aprovaram a aquisição

@renatolond @ilton @Anna @brenno Só vim aqui pra falar da sofrência que tá sendo na firma nova, pois usam trello, mas queremos jira pra bug tracking e a porcaria da atlassian não faz uma integração decente.

É bem isso aí que vocês falaram. Compraram só pra não ter concorrente.

@TT @renatolond @ilton @Anna @brenno opa, tenho a impressão de que chegou uma hora que o Joel Spolsky queria cuidar do Glitch e do Stack Overflow, o Jeff Atwood queria cuidar do Discourse e do Stack Overflow e resolveram vender o Trello pra não gastar energia.

Entre para participar dessa conversa
Mastodon(te)

O masto.donte.com.br é uma instância moderada com um foco em usuários do Brasil, mas usuários de outros lugares (e outras línguas) são bem vindos. Discursos de ódio são proibidos. Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação.